What We Do:

We can help you become an explanation specialist.

Common Craft Membership

Start your life as an explainer with Common Craft Membership. Prices start at just $49 per year. It provides:

Cut-Outs:

Make your presentation or video remarkable with 800+ digital images in Common Craft Style, plus Know-How resources for using them.

Download a Sample

Ready-made Videos:

Educate others with 50+ ready-made video explanations that you can embed on your website or download for offline use.

Test embedding a video

We Wrote the Book on Explanation

The Art of Explanation

A book by Lee LeFever

The Art of Explanation will help you become an explainer.

Learn More

Need a Video for Your Product?

The Explainer Network

Our network of custom video producers can create short, animated videos that make your product or service easier to understand.

Find a Producer

Video Transcript

Tenho certeza que você já ouviu falar disso. As mídias sociais podem ser o futuro. Do que se trata? Este é o Mídias Sociais em Linguagem Simples.

Vamos até Scoopville, uma cidade famosa pelo seu sorvete. Há mais de 20 anos, uma grande empresa produz sorvete de alta qualidade com uma fábrica na cidade.

Alguns anos antes, a empresa pesquisou e descobriu que poderia maximizar os lucros oferecendo três sabores: chocolate, baunilha e morango. Os moradores da cidade estavam contentes. Eles nunca pensaram que poderia ser diferente. Aí aconteceu algo em Scoopville. Uma nova invenção chegou à cidade. De repente todos podiam fazer seu próprio sorvete por pouco dinheiro. Isso mudou tudo. Os Smith decidiram fazer sorvete de abacaxi. Os Jones fizeram sorvete com pecans. Logo, em Scoopville eram produzidos todos os tipos imagináveis de sorvete a um custo muito baixo.

Claro que alguns sorvetes tinham mais procura que outros, e não havia problema nisso. O sorvete de pickles da Sílvia tinha poucos adeptos, mas muito fiéis. E estava tudo bem. Ela só precisava ganhar o suficiente para compara ingredientes para o lote seguinte. O sorvete vermelho de Jerret ficou tão famoso, que ele criou a própria sorveteria.

Com o tempo, o conceito de sorvete foi mudando. Ele não vinha sempre de uma fábrica. Também vinha de vizinhos e amigos. Tornou-se algo para dividir, algo para reunir as pessoas, algo para celebrar. A Grande Empresa de Sorvete ainda fazia o melhor sorvete de baunilha e, para sua surpresa, a procura até aumentou. Mas eram os sabores originais e autênticos feitos pelos moradores que atraíam visitantes para Scoopville.

Quando eles chegaram, porém, havia um problema. Havia sabores demais. Muitos visitantes se sentiam confusos. Eles tinham que encontrar as novidades e os sabores que interessavam a elas.

Franklin teve uma idéia para o seu sorvete. Na frente da casa dele, ele colocou um mural e pediu aos consumidores que partilhassem suas impressões sobre o sorvete dele. Eles podiam usar palavras para descrevê-lo, estrelas para avaliá-lo e deixar mensagens para outras pessoas. Todos adoraram. Os visitantes podiam dizer sobre o sorvete e ver a opinião de pessoas como eles.

Com o tempo, cada residente tinha seu próprio mural. O mural da Sílvia mostrou que o sorvete de pickles não agradava a todos, mas era muito original e interessante. O mural de Jarret ficou cheio de comentários e avaliações positivas.

Logo certas coisas ficaram claras. Primeiro, o sorvete deles melhorou porque recebiam comentários diretamente dos consumidores. Segundo, comentários gratuitos de consumidores têm mais valor que publicidade cara. E terceiro, os murais criaram uma modo de os consumidores acharem exatamente o que queriam.

A combinação de nova tecnologia e novos modos de trabalhar com consumidores fez com que os moradores se sentissem uma comunidade única. Esse é sorvete social - pelas pessoas, para as pessoas. Sorvete e mídias sociais têm muita coisa em comum.

Hoje, todos podem criar seus próprios sabores graças a ferramentas gratuitas como blogs, podcasts e compartilhamento de vídeo. E temos novos meios para que pessoais reais atuem fornecendo comentários, organizando e promovendo.

Quer você tenha uma empresa ou seja autônomo com admiradores fiéis ou apenas alguém com idéias e opiniões, as mídias sociais significam novas oportunidades de criar e se comunicar com pessoas interessadas.

Novas ferramentas chegam às cidades do mundo tudo. Quando essa mudança chegar ao seu bairro, a escolha será sua. Que sabores você vai fazer?

Esse foi o Mídias Sociais em Linguagem Simples.

What it teaches

Este vídeo é uma explicação metafórica da mídia social. O vídeo conta a história de uma cidade que muda por causa da democratização. O vídeo inclui:

  • O papel da mídia social em possibilitar que as pessoas produzam vídeo, música, etc. na Web
  • Comparação entre a mídia social e a tradicional
  • Como os fãs têm um papel em decidir o que deve ser difundido e possível de encontrar
  • Os benefícios da mídia social para as pessoas e empresas

Features of Common Craft Membership

We wrote the book on explanation.

Learn More

 

Who uses Common Craft?

Businesses and schools, large and small, in over 50 countries enlighten and motivate with Common Craft explanations.

Explainer Network Image

Common Craft Custom Videos

We can help you get a custom video that explains your product or service. 

Contact Us

 

Question Graphic

Still have questions?

Go to FAQAsk Common Craft

Get new video alerts by email!