What We Do:

We can help you become an explanation specialist.

Common Craft Membership

Start your life as an explainer with Common Craft Membership. Prices start at just $49 per year. It provides:

Cut-Outs:

Make your presentation or video remarkable with 800+ digital images in Common Craft Style, plus Know-How resources for using them.

Download a Sample

Ready-made Videos:

Educate others with 50+ ready-made video explanations that you can embed on your website or download for offline use.

Test embedding a video

We Wrote the Book on Explanation

The Art of Explanation

A book by Lee LeFever

The Art of Explanation will help you become an explainer.

Learn More

Need a Video for Your Product?

The Explainer Network

Our network of custom video producers can create short, animated videos that make your product or service easier to understand.

Find a Producer

Video Transcript

Você já deve ter visto enciclopédias. Seja para pôr fim a uma discussão ou pesquisar um trabalho escolar, esses livros podem ter a resposta. Porém, hoje em dia, o mundo se move tão rapidamente que é difícil para que livros escritos meses ou mesmo anos atrás continuem atualizados. Ainda bem que temos um novo tipo de enciclopédia que é online, gratuita, feita por milhares de pessoas e que muda todo dia.

Este é o Wikipédia Explicada pela Common Craft

 

A ideia de que milhares de voluntários pudessem criar uma enciclopédia online não parecia possível, mas, graças à nova tecnologia e políticas específicas, a Wikipédia se tornou um dos 5 maiores sites da Internet. O site é mantido por uma fundação sem fins lucrativos com o objetivo de fornecer a todos no planeta a soma de todo o conhecimento humano.

 

Para ver como isso funciona, vamos começar pelo "wiki" de Wikipédia. Um wiki é um tipo de website que permite que os usuários possam alterar qualquer página. Eles simplesmente clicam em editar, fazem a alteração e salvam a página para dividi-la com o mundo. Esse conceito básico permite a contribuição de voluntários com qualquer assunto na Wikipédia. E como a Wikipédia é um website, não há limite ao número de tópicos que ela pode conter.

 

Como é um wiki, a Wikipédia está sempre se alterando. Quando uma pessoa famosa morre, a Wikipédia é atualizada. Quando chegam notícias, a Wikipédia aumenta. Tudo isso funciona porque dezenas de milhares de voluntários contribuem e aplicam regras que garantem que a Wikipédia continue sendo uma fonte confiável de informações fatuais. Esses usuários, como qualquer membro, podem ver alterações à medida que essas acontecem em cada artigo. Por exemplo, se alguém colocar publicidade na Wikipédia - o que é proibido - voluntários desfazem a alteração para manter a integridade do artigo.

 

Isso significa que toda alteração à Wikipédia é revisada e tem que obedecer a duas regras rígidas:

 

A primeira é a possibilidade de verificação que é necessária para manter alta qualidade. Por isso os artigos da Wikipédia devem seguir informações de fontes publicadas como livros ou jornais - recursos conhecidos por verificar os fatos.

 

Exigir que os colaboradores citem esses recursos nos artigos e citações garante que os artigos da Wikipédia sejam fatuais e de alta qualidade. Se não for confirmado, não pode estar na Wikipédia. Por exemplo, você pode escrever que o desemprego nos Estados Unidos em 1935 era de 20,1%, mas precisa citar a fonte para que isso fique na Wikipédia. Nesse caso, vários livros de história podem ser recursos confirmáveis.

A segunda regra exige um ponto de vista neutro.

 

Todo o material da Wikipédia deve ser apresentado de modo imparcial, como qualquer outra enciclopédia. Isso significa que a Wikipédia não serve para que os colaboradores dêem a sua opinião.

 

Vamos supor que você defende as vacinações e escreve “os pais devem vacinar os filhos”. O problema é que isso é uma opinião parcial e com certeza vai causar desentendimentos. No entanto, podem ser incluídas opções de especialistas já publicadas. Por exemplo, algo como “a vacinação de todas as crianças nos Estados Unidos salva cerca de 33 mil vidas” e citar uma fonte confiável é a declaração de um fato que pode ser verificado. E, se houver uma opinião divergente, ela também pode ser incluída para equilibrar o artigo e manter a neutralidade. O artigo deve apresentar todas as principais opiniões sem apoiar nenhuma delas.

 

São essas duas regras e os voluntários que as aplicam que fazem da Wikipédia um recurso confiável que aumenta a cada dia. E você pode participar. É parte do processo de construir uma enciclopédia gratuita - a maior enciclopédia na história da humanidade.

 

Esse foi o Wikipédia Explicada pelo Common Craft.

 

What it teaches

A Wikipédia é um recurso excelente, mas nem sempre está claro o que garante que os artigos sejam objetivos e de alta qualidade. Este vídeo discute a tecnologia wiki e as políticas que fazem a Wikipédia funcionar. Trabalhamos com a Wikipedia Foundation para garantir que o vídeo refletisse os valores e práticas da Wikipédia. Ele ensina:

  • Por que é necessária uma enciclopédia on-line
  • Os aspectos básicos de editar um website wiki
  • Como os voluntários trabalham para garantir a qualidade
  • As duas grandes regras que se aplicam a cada artigo

Features of Common Craft Membership

We wrote the book on explanation.

Learn More

 

Who uses Common Craft?

Businesses and schools, large and small, in over 50 countries enlighten and motivate with Common Craft explanations.

Explainer Network Image

Common Craft Custom Videos

We can help you get a custom video that explains your product or service. 

Contact Us

 

Question Graphic

Still have questions?

Go to FAQAsk Common Craft

Get new video alerts by email!