Estratégias de Busca na Internet em Linguagem Simples

Explained by Common Craft | Category:

Videos That Enlighten

Our library has 65 videos - all for teaching
  • Embed on websites
  • Display in Classrooms
  • Download files for presentations
  • Edit the videos to your liking

 

Video Info & Transcript

Video Transcript: 

A Web pode parecer um vasto oceano na hora de encontrar o que você precisa. Ainda bem que os motores de busca podem tornar oceanos de informações em pequenos lagos, o que facilita a busca de informações.

Este é o Estratégias de Busca na Internet em Linguagem Simples.

Antes de mergulharmos, vamos falar sobre como as buscas na Web funcionam. Os motores de busca tentam encontrar cada palavra em cada página da Web. Essas  informações são organizadas para facilitar a consulta.

Quando você procura uma palavra, o motor acha todas as páginas em que a palavra aparece, e as mostra nos resultados. Normalmente, as páginas que aparecem primeiro nos resultados têm muitas outras páginas vinculadas a elas. É como se cada link dissesse "Esta pode ser uma boa fonte".

O problema é que geralmente há resultados demais. Você precisa reduzir o número de resultados para encontrar o que procura. Vamos ver como isso funciona.

Digamos que você procure um tipo de peixe, e isto representa todos os sites na Web. Procurar por PEIXE não ajuda muito. Os resultados são muitos. Você tem que ser mais específico.

Imagine o peixe exato e descreva-o na caixa de busca. Você verá que cada palavra deixa o resultado mais preciso. Você pode fazer isso se imaginar o site que tem a resposta desejada. O que é o título da página? Que palavras aparecem ali? Se você colocar essas palavras na caixa de busca, será mais fácil encontrar respostas.

Mas, para melhorar sua habilidade, você precisa aprender alguns atalhos básicos. Digamos que você esteja procurando palavras que apareçam juntas, como uma expressão. Um exemplo é uma busca por informações sobre tubarões de areia. Se você procurar assim, o motor de busca procura páginas com AREIA e TUBARÃO. Para obter melhores resultados, coloque as palavras entre aspas. Isso limita os resultados à expressão exata.

Existe outro atalho. Muitas vezes, as palavras têm mais de um significado. A palavra MULLET, em inglês, pode ser um peixe ou um corte de cabelo. Uma busca por MULLET pode retornar muitos resultados sobre o corte de cabelo, mas poucos sobre o peixe.

Para remover os resultados sobre cabelo, coloque um sinal de menos antes da palavra que quer excluir para que não apareçam os resultados relacionados a cabelo. Sendo específico e usando palavras e símbolos que removem informações sem uso, você pode encontrar exatamente o que procura e evitar ser engolido pela Web.

Este foi o Estratégias de Busca na Internet em Linguagem Simples.

What it teaches: 

Este vídeo apresenta os melhores modos de usar os buscadores para encontrar informações na Web. Ele usa exemplos do mundo real que ilustram os modos de reduzir resultados inúteis. O vídeo inclui:

  • Como os motores de busca funcionam
  • Escolher as palavras-chave certas
  • Uso de aspas e sinal de menos
  • Combinações de estratégias

Test our Tools

Test our Tools

Try before you buy. Download sample video and image files or try our video embed codes.

Test our Tools

Custom Video Services

Need a Video For Your Product or Service? We can help. Tell us about your needs and we'll be in touch!

Contact Us

The Art of Explanation book by Lee LeFever

The Art of Explanation

Make your ideas, products and services more understandable.

Learn More