What We Do:

We can help you become an explanation specialist.

Common Craft Membership

Start your life as an explainer with Common Craft Membership. Prices start at just $49 per year. It provides:

Cut-Outs:

Make your presentation or video remarkable with 800+ digital images in Common Craft Style, plus Know-How resources for using them.

Download a Sample

Ready-made Videos:

Educate others with 50+ ready-made video explanations that you can embed on your website or download for offline use.

Test embedding a video

We Wrote the Book on Explanation

The Art of Explanation

A book by Lee LeFever

The Art of Explanation will help you become an explainer.

Learn More

Need a Video for Your Product?

The Explainer Network

Our network of custom video producers can create short, animated videos that make your product or service easier to understand.

Find a Producer

Video Transcript

Como os computadores estão se tornando parte da nossa vida, é bom saber como eles funcionam. Eles parecem complicados por dentro, mas se você entender apenas algumas partes, vai ver um lado mais simples dos computadores.

Este é o Hardware Explicado pelo Common Craft

 

Você já viu que os computadores têm formatos e tamanhos variados, mas trabalham sempre do mesmo modo. Na verdade, se você pudesse olhar dentro desses computadores, veria que eles têm as mesmas partes básicas. Essas partes, ou seja, o hardware, é que fazem grande parte do trabalho.

 

Para explicar, vamos dar uma olhada em algo que você já conhece: uma casa. Uma das vantagens de morar numa casa é que você tem espaço para todas as suas coisas. Na verdade, muitas casas têm porões que são o lugar perfeito para guardar coisas que você vai usar depois. E quanto maior o porão, mais você pode armazenar.

 

O mesmo se aplica aos computadores. Em vez de caixas e bicicletas, precisamos de um lugar para guardar coisas como fotos, música, documentos e software. Num computador, não é o porão, mas o disco rígido. O disco rígido do computador é onde você guarda tudo aquilo que quer usar mais tarde. E, como um porão, quanto maior o disco rígido, mais você pode guardar.

 

Mas não é uma solução perfeita. Ir até o porão a cada vez que você precisa de algo toma muito tempo. Closets no andar térreo podem ajudar. Eles são pequenos e facilitam na hora de pegar as coisas quando você precisa. Você não precisa descer as escadas.

 

É a mesma coisa nos computadores. Às vezes é difícil para o computador encontrar algumas informações armazenadas porque ele tem de percorrer um longo caminho. Para resolver esse problema, os computadores usam RAM, ou a memória de acesso aleatório. Ela torna mais fácil para o computador o acesso às informações. Com a RAM os computadores ficam mais rápidos. Além disso, esse tipo de closet é esvaziado a cada vez que você reinicia o computador.

 

É claro que as casas têm várias partes que precisam funcionar juntas. Seria bom ter alguém como um mordomo na casa para garantir que a casa sempre está funcionando em ordem. Se estiver quente demais, é preciso ajustar o ar condicionado. Quando está escuro, é preciso acender a luz.

 

Os computadores também precisam disso. Algo tem que garantir que todas as partes funcionam bem. Nos computadores, quem faz isso é o processador. É uma peça minúscula que é uma espécie de mordomo do computador. Ele envia e recebe informações, realiza tarefas e põe o software para funcionar. E quanto mais rápido ele consegue terminar as tarefas, mais rápido é o seu computador.

 

Então, vamos recapitular. O disco rígido é como um porão. Ele armazena todas as coisas que você precisa para mais tarde. A RAM é como um closet no térreo. Ela facilita e agiliza o acesso a informações. E o processador é como um mordomo que ronda a casa realizando tarefas e fazendo tudo funcionar junto.

 

Da próxima vez em que você usar um computador, pense no que está acontecendo dentro dele. O hardware funciona para que você faça o seu trabalho.

Esse foi o Hardware Explicado pelo Common Craft.

What it teaches

Este vídeo apresenta três partes do hardware do computador: disco rígido, RAM, processador. Ele usa a metáfora de uma casa para ilustrar a função de cada parte. O vídeo inclui:

  • As três partes comuns a todos os computadores
  • A função do hardware de armazenar informações
  • A função da RAM em facilitar o acesso a algumas informações
  • A função do processador em manter o sistema funcionando

Features of Common Craft Membership

We wrote the book on explanation.

Learn More

 

Who uses Common Craft?

Businesses and schools, large and small, in over 50 countries enlighten and motivate with Common Craft explanations.

Explainer Network Image

Common Craft Custom Videos

We can help you get a custom video that explains your product or service. 

Contact Us

 

Question Graphic

Still have questions?

Go to FAQAsk Common Craft

Get new video alerts by email!