What We Do:

We can help you become an explanation specialist.

Common Craft Membership

Start your life as an explainer with Common Craft Membership. Prices start at just $49 per year. It provides:

Cut-Outs:

Make your presentation or video remarkable with 800+ digital images in Common Craft Style, plus Know-How resources for using them.

Download a Sample

Ready-made Videos:

Educate others with 50+ ready-made video explanations that you can embed on your website or download for offline use.

Test embedding a video

We Wrote the Book on Explanation

The Art of Explanation

A book by Lee LeFever

The Art of Explanation will help you become an explainer.

Learn More

Need a Video for Your Product?

The Explainer Network

Our network of custom video producers can create short, animated videos that make your product or service easier to understand.

Find a Producer

Video Transcript

Provavelmente você já viu isso. Chega um e-mail do seu banco ou empresa conhecida que pede informações. Parece real, mas foi feito para enganar e fazer com que você revele informações importantes. Esse é um golpe chamado phishing e você precisa evitá-lo.

 

Este é o Golpes de Phishing Explicados pela Common Craft

 

Quase todos nós fazemos coisas on-line. Compramos e vendemos. Temos contas com informações confidenciais. O risco de fazer coisas on-line é baixo, desde que você lide diretamente com organizações em que confia. Os problemas acontecem quando criminosos se passam por essas organizações e induzem você a revelar informações confidenciais como números de conta, senhas e números PIN.

 

O segredo para evitar esses golpes é atenção. Aqui está um exemplo. Você recebe um e-mail que parece uma mensagem autêntica do banco. Ela pede que você clique num link para confirmar informações. Você acha que é autêntico. Então você clica no link e faz login onde parece ser o website do seu banco. Nesse ponto, o golpe está completo.

Você deu sua senha bancária para os malandros que podem usá-la para sacar o seu dinheiro! Uuuuh!

 

Eles conseguiram enganar você se passando pelo website do banco.

 

Existem alguns pontos para detectar e-mails de phishing. Muitas vezes eles tentam assustar com frases como "sua conta foi acessada" ou "falha de segurança". Eles também insistem para que você clique em um link para confirmar informações ou preencher um formulário.

 

NÃO clique em links nem preencha formulários em e-mails suspeitos.

 

O e-mail também pode conter erros e digitação e chamar você de "Prezado Cliente". Os malandros não sabem o seu nome! Os e-mails de phishing podem usar exatamente o mesmo logotipo, número de telefone e endereço que aparecem nos seus extratos ou contas.

 

Sempre desconfie de um e-mail que pede informações suas. Sem exceções! Se você receber um e-mail de phishing, mantenha a calma. Não há risco em recebê-lo. Simplesmente apague-o. Você também pode denunciar o e-mail encaminhando-o para: reportphishing@antiphishing.org ou spam@uce.gov.

 

Se um e-mail leva a um website suspeito, lembre-se de verificar o endereço de web. O endereço no seu navegador deve ter uma forma conhecida. Se suspeitar de que alguém conseguiu as suas informações, entre em contato com as instituições onde você tem conta imediatamente.

 

Para se proteger, você poderá instalar um software anti-phishing. Além disso, verifique suas contas on-line e relatórios de crédito regularmente e comunique sem demora se houver algo suspeito.

 

Os golpes de phishing são uma ameaça crescente na Internet. Fique atento e você pode ter mais confiança ao trabalhar com empresas on-line. Eeeeeh!

E aqui termina o Golpes de Phishing Explicados pela Common Craft

What it teaches

Este vídeo foi criado para aumentar a conscientização sobre golpes de phishing e ajudar as pessoas a reconhecer e evitar e-mails de phishing quando se deparam com eles. O vídeo inclui:

  • Um exemplo de como o golpe normalmente é executado
  • Como reconhecer e denunciar um e-mail de phishing
  • O que fazer quando você receber um e-mail de phishing
  • O que fazer se você divulgar informações por engano

Features of Common Craft Membership

We wrote the book on explanation.

Learn More

 

Who uses Common Craft?

Businesses and schools, large and small, in over 50 countries enlighten and motivate with Common Craft explanations.

Explainer Network Image

Common Craft Custom Videos

We can help you get a custom video that explains your product or service. 

Contact Us

 

Question Graphic

Still have questions?

Go to FAQAsk Common Craft

Get new video alerts by email!