A World Wide Web Explicada pela Common Craft

Explained by Common Craft | Category:

Videos That Enlighten

Our library has 65 videos - all for teaching
  • Embed on websites
  • Display in Classrooms
  • Download files for presentations
  • Edit the videos to your liking

 

Video Info & Transcript

Video Transcript: 

Ao visitar um website, você já pensou de onde vêm essas palavras e imagens?
Este é o World Wide Web Explicada pela Common Craft

Hoje em dia, usar a Web é muito fácil: bastar ter uma conexão à Internet. Podemos visitar bilhões de páginas de coisas como jacarés de estimação à previsão do tempo na Holanda.

 

Para entender como isso funciona, vamos imaginar que podemos diminuir de tamanho, seguir os fios e explorar o que compõe a Web.

 

Para chegar à Web, precisamos de uma conexão entre nossa casa ou escritório e o resto do mundo online. Isso normalmente acontece através de linhas telefônicas, cabos ou mesmo satélites. Com essa conexão, as informações do mundo todo podem chegar até nossos computadores.

 

Se pudéssemos ver a conexão, as informações vindas por ela seriam como pequenos pacotes de código. A maior parte das pessoas não consegue entendê-las. Precisamos de um tradutor, alguém que converte os pacotes de código em palavras e imagens que vemos num website.

 

Para isso, usamos um navegador da Web. Ele traduz as informações para que possamos usá-las. Mas esse código tem que vir de algum lugar, não é? Se pudéssemos percorrer o caminho do código, veríamos que ele vem de outro computador. Não um computador comum, mas um que é feito para disponibilizar páginas de web.

 

Ele é chamado de “servidor”. As palavras e imagens que aparecem na nossa tela ficam armazenadas no servidor. Se houvesse só um servidor, seria muito simples. Mas existem milhões de servidores e de páginas da Web. Precisamos de um modo de encontrar uma determinada página num determinado servidor.

 

Isso é feito com endereços da Web. Cada servidor e website têm um endereço exclusivo. Com o endereço da web correto, podemos visitar a página em qualquer servidor na Web.

 

A web é chamada de rede porque todos os servidores estão conectados. É fácil passar de um para outro usando endereços no nosso navegador. E não temos que lembrar de todos os endereços.

 

As páginas de Web usam atalhos ou “links” – palavras e imagens que podemos clicar para ir para outras páginas. Esses links criam uma rede de conexões que é fácil de navegar.

 

Em conjunto, esse sistema forma a World Wide Web. Vamos recapitular.
Para visitar um website, digitamos um endereço ou clicamos num link. As informações para o website ficam em um servidor. Elas chegam até nós como pequenos pacotes de código e o nosso navegador traduz isso em palavras, fotos, música, vídeos e links que nos ajudam a fazer o que queremos. Eeeeh!

Esse foi o World Wide Web Explicada pela Common Craft

What it teaches: 

Este vídeo apresenta o sistema que forma a World Wide Web, incluindo explicações sobre navegadores, pacotes de código, servidores e links. O vídeo inclui:

  • Onde "moram" as informações que aparecem na tela
  • Como o navegador atua como um tradutor de pacotes
  • Como os servidores são conectados para criar a web
  • Como os links interligam computadores a endereços exclusivos

Test our Tools

Test our Tools

Try before you buy. Download sample video and image files or try our video embed codes.

Test our Tools

Custom Video Services

Need a Video For Your Product or Service? We can help. Tell us about your needs and we'll be in touch!

Contact Us

The Art of Explanation book by Lee LeFever

The Art of Explanation

Make your ideas, products and services more understandable.

Learn More