Vírus de Computador e Ameaças - Explicado pela Common Craft

Explained by Common Craft | Category:

Videos That Enlighten

Our library has 66 videos - all for teaching
  • Embed on websites
  • Display in Classrooms
  • Download files for presentations
  • Edit the videos to your liking

 

Video Info & Transcript

Video Transcript: 

Você já ficou doente alguma vez. Não tem graça nenhuma. Em muitos casos, como a gripe, o causador é um vírus …um germe minúsculo que se multiplica e se espalha através de apertos de mão e espirros.

Os vírus de computador também são assim. Em vez de germes, são programas de computador.

Esses programas geralmente são criados por criminosos para se espalharem por computadores, como uma doença. Se um conseguir entrar no seu computador, ele pode apagar arquivos, mandar e-mails sem a sua permissão e até mesmo enviar dados confidenciais para criminosos.

O que chamamos de vírus de computador pode na realidade ser um vírus, worm ou cavalo de Troia - vamos começar pelos vírus.

Eles pegam uma carona quando algo como um arquivo passa de um computador para outro. Isso acontece muitas vezes com anexos por e-mail ou drives USB compartilhados. Quando alguém clica para abrir o arquivo, o estrago está feito. O vírus entrou naquele computador, onde começa a se multiplicar e a procurar infectar outro computador.

Como uma pessoa doente, às vezes é difícil de saber quando um arquivo tem um vírus. Por isso, a melhor defesa é o software antivírus. Ele evita que os vírus entrem no seu computador e os remove quando eles são encontrados.

Os worms são um pouco mais perigosos. São programas que se espalham por computadores sem intervenção humana. Os criminosos criam worms para que se espalhem por computadores de uma rede.

Eles acham o caminho para outros computadores automaticamente. Seja em um escritório pequeno ou uma rede global como a Internet. Geralmente os worms acham uma porta dos fundos – um modo de enganar o computador para deixá-los entrar. Uma vez dentro, eles procuram a mesma porta dos fundos em computadores semelhantes e criam mais problemas.

A melhor defesa é manter em dia o software dos seus computadores no trabalho e em casa. Isso ajuda a fechar as portas e evitar problemas.

Os cavalos de Troia são dissimulados. Como um cavalo de Troia real, eles são um truque. Se você cair, vai acabar baixando um vírus da Internet. Pode parecer um jogo ou um software útil, mas ele tem um programa escondido que pode causar problemas.

Por exemplo, eles podem abrir novas portas dos fundos, permitindo o acesso ao seu computador e a informações pela Web. Nada bom. Para evitar cavalos de Troia, só baixe software de sites em que confia.

É como lavar as mãos e cobrir a tosse, você tem que estar atento à causa dos problemas para evitá-los. Mantenha seu computador atualizado e instale um anti-vírus - ele evita problemas e ajuda você a se recuperar.

E… não clique em links, anexos e arquivos para baixar a não ser que saiba que são legítimos.
Com um pouco de atenção, você e seu computador vão viver com paz e saúde.

Este foi o Vírus de Computador e Ameaças - Explicado pela Common Craft.

What it teaches: 
  • Uma rápida explicação sobre os vírus de computador que podem se espalhar como uma doença e podem ser evitados por software antivírus. 
  • Uma introdução aos worms, como eles causam danos em redes e como podem ser evitados com atualizações de software.
  • Uma introdução aos cavalos de Troia, como eles induzem as pessoas a baixar vírus e como a atenção é importante para a prevenção.

Test our Tools

Test our Tools

Try before you buy. Download sample video and image files or try our video embed codes.

Test our Tools

Custom Video Services

Need a Video For Your Product or Service? We can help. Tell us about your needs and we'll be in touch!

Contact Us

The Art of Explanation book by Lee LeFever

The Art of Explanation

Make your ideas, products and services more understandable.

Learn More