What We Do:

We can help you become an explanation specialist.

Common Craft Membership

Start your life as an explainer with Common Craft Membership. Prices start at just $49 per year. It provides:

Cut-Outs:

Make your presentation or video remarkable with 800+ digital images in Common Craft Style, plus Know-How resources for using them.

Download a Sample

Ready-made Videos:

Educate others with 50+ ready-made video explanations that you can embed on your website or download for offline use.

Test embedding a video

We Wrote the Book on Explanation

The Art of Explanation

A book by Lee LeFever

The Art of Explanation will help you become an explainer.

Learn More

Need a Video for Your Product?

The Explainer Network

Our network of custom video producers can create short, animated videos that make your product or service easier to understand.

Find a Producer

Video Transcript

Bem-vindo ao Marcadores Sociais em Linguagem Simples. É muita coisa. Você sabia que existem mais de 15 bilhões de páginas na web? Para entender, é preciso separar as melhores e guardá-las para depois.

Temos opções. Podemos marcar ou adicionar aos favoritos no nosso navegador. Não, logo fica uma bagunça. Além do mais, esses marcadores ficam em apenas um computador. Esse é o modo antigo.

Há um modo novo que não usa o navegador. Usa um site. Um site de marcadores sociais e o que vamos usar hoje é chamado de Delicious. Com ele, criar marcadores é mais prático. Vamos ver três aspectos: como começar, como os marcadores são organizados por tags e por que esse tipo de marcadores é social.

Primeiro, vá até delicious.com para criar uma conta gratuita. Você vai ver um modo fácil de adicionar alguns botões ao navegador. Estes aqui são importantes. O botão Tag serve para adicionar novos marcadores ao site. Em qualquer site você pode clicar Tag para salvá-lo como um marcador do delicious. Muito fácil!

Imagine que você é um professor que usa a web para encontrar lições de matemática para seus alunos. Você fica perdido com tantos sites. É coisa demais para lembrar. Com o delicious, lembrar dos sites é tão fácil quanto colocar tags. Aqui está um deles. Ótimo! Perfeito!

É isso que acontece quando você marca um site: uma nova janela abre e pede mais informações. Você pode adicionar palavras-chave ou tags que descrevem o site. Fica mais fácil encontrar marcadores depois. Marque o site com álgebra, resumos, tutorial, matemática e dever e depois clique para salvá-lo no site do delicious.

Quando você salva uma página assim, acontecem duas coisas. Primeiro, o site é salvo com todos os outros marcadores no delicious.com. Depois, os tags são salvos em uma lista de todos os seus tags. Você faz isso com todos os sites que quer salvar. É assim que funciona.

Vamos avançar dois meses e ver o segundo ponto: por que as tags são tão importantes. Imagine que você tem cem sites marcados. Um caos, não? Mas como você colocou tags, pode separar os marcadores pelas tags.

Para encontrar os sites de álgebra, clique na tag álgebra e de cem, ficam só três. Fica mais fácil de encontrar os marcadores por causa das tags. Mas isso ainda não é tudo. Vamos ver a parte social dos marcadores, o nosso terceiro ponto.

Pense nos seus colegas professores. Eles não podem aproveitar os seus marcadores? Sim, eles podem. Os marcadores do delicious são públicos. Isso quer dizer que os seus amigos e colegas podem ver seus marcadores e usar as suas tags. É por isso que são marcadores sociais. Os seus marcadores podem servir para outras pessoas.

Imagine: você começa a marcar sites de álgebra e seus colegas podem ver os sites que você encontra. Eles começam a marcar sites também. Em poucas semanas, um grupo de professores está marcando sites de matemática, e como é tudo público, todos descobrem material novo e útil.

Vocês formam uma rede que marca mais e mais sites interessantes e úteis, todos organizados por tags. A lição é que os sites de marcadores sociais transformam o caos em ordem.

Lembre-se: há três etapas para começar. Primeiro: vá até um site de marcadores sociais para abrir uma conta e adicionar os botões ao navegador. Segundo: marque sites com tags. E terceiro, compartilhe. Note como os marcadores de outras pessoas podem ser úteis e divertidos.

Esse foi o Marcadores Sociais em Linguagem Simples.
 

What it teaches

Este vídeo apresenta os aspectos básicos de serviços de marcadores como Delicious.com. Ele mostra um exemplo de professores que usam marcadores sociais para compartilhar links a sites úteis. O vídeo inclui:

  • A diferença entre marcadores on-line e off-line
  • Como usar um website de marcadores
  • Uma introdução à organização de marcadores com tags
  • O valor de compartilhar marcadores com outras pessoas

Features of Common Craft Membership

We wrote the book on explanation.

Learn More

 

Who uses Common Craft?

Businesses and schools, large and small, in over 50 countries enlighten and motivate with Common Craft explanations.

Explainer Network Image

Common Craft Custom Videos

We can help you get a custom video that explains your product or service. 

Contact Us

 

Question Graphic

Still have questions?

Go to FAQAsk Common Craft

Get new video alerts by email!